Abertas inscrições de cursos gratuitos para beneficiários do Bolsa Família em Camaçari

Por ASCOM | PMC

É necessário apresentar os documentos solicitados (Foto: Reprodução)

De segunda (2/10) a quarta-feira (4/10) ocorre o processo de pré-inscrição para cursos de diversas áreas, a exemplo de construção civil, panificação, confecção e informática, oferecidos pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), e destinadas aos beneficiários do programa Bolsa Família. Os interessados devem comparecer a sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), responsável pela execução das qualificações, localizada na avenida Eixo Urbano Central, no Centro, das 8h30 às 16h30.

Para efetivar a pré-inscrição, as pessoas necessitam apresentar cópias e originais do RG, CPF, comprovantes de residência e de escolaridade, além do cartão do Bolsa Família. Os alunos menores de 18 anos devem estar acompanhados do pai ou mãe, que também devem apresentar identidade e CPF. Após esta etapa, na quinta (5/10) e sexta-feira (6/10), os dados passarão pelo processo de validação, onde as informações prestadas serão checadas pela Sedes e Senai, via sistema, através do CadÚnico, instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. Para a inscrição ser efetivada, é necessário estar com o cadastro ativo no programa.

Os beneficiários do programa Bolsa Família podem escolher entre os cursos de pedreiro, pintor de obras, aplicador de revestimento cerâmico, construtor de móveis de pallet, costureiro de máquina reta, confeccionador de lingerie e moda praia, pizzaiolo, produção de salgados e folhados, panificação básica, assistente de produção, eletricista instalador predial de baixa tensão e de operador de microcomputador e informática.

As cargas horárias das qualificações variam de 60 a 240 horas/aulas. Cada curso terá a formação de uma turma, com exceção para o de costureiro de máquina reta, que está prevista a formação de duas. No total, serão formadas 13 turmas, em sua maioria, compostas por 20 alunos cada, sendo exceção os cursos de assistente de produção, eletricista instalador predial de baixa tensão e de operador de microcomputador e informática, que terão turmas com 30 pessoas.

Para mais informações como os pré-requisitos específicos de cada curso, a exemplo de escolaridade mínima exigida e idade, podem ser verificadas através deste link.
No documento, podem ser observados ainda o local onde os cursos serão realizados, o turno e as datas de inícios de cada qualificação.

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.