MEC autoriza criação de nove cursos superiores na Bahia

O Ministério da Educação (MEC) autorizou, nesta terça-feira (18), a criação de 88 novos cursos de ensino superior no país. Das quase 12 mil vagas anuais, 1.680 são na Bahia.

Através de três portarias no Diário Oficial da União, o MEC liberou a criação dos cursos, todos de instituições privadas de ensino. De acordo com o MEC, as faculdades já podem abrir as vagas autorizadas, contanto que mantenham o endereço de funcionamento enviado na proposta.

Na Bahia, nove cursos foram criados, totalizando 1.680 vagas anuais. Foram seis em Salvador, dois em Vitória da Conquista e um em Riachão do Jacuípe. A maioria dos cursos autorizados são da área de exatas.

Para Kenneth Nunes, diretor geral da Faculdade Ruy Barbosa (FRB), esse predomínio da área de exatas representa uma demanda de mercado. “Nosso foco tem sido as áreas de saúde e engenharia, especialmente em Salvador, uma vez que a procura por mão de obra especializada nessas áreas tem sido cada vez maior”, explica.

Na FRB as novas vagas serão abertas em 2016. O vestibular ocorre em outubro deste ano. Segundo Nunes, a instituição já possui laboratórios e professores para os novos cursos de engenharia. A intenção é utilizar recursos da ÁREA1, faculdade especializada em engenharia. FRB e ÁREA1 fazem parte do mesmo grupo, DeVry Brasil.

O MEC também publicou os pedidos indeferidos. Foram apenas quatro. Na Bahia, o pedido da Faculdade Batista Brasileira foi negado. Seriam 100 vagas para o curso de Engenharia Mecânica. Veja lista dos pedidos aprovados.

Curso

Vagas

Faculdade

Cidade

Matemática (Licenciatura)

200

Faculdade Dom Pedro II

Salvador

Engenharia Mecânica (Bacharelado)

200

Faculdade Ruy Barbosa

Salvador

Engenharia de Controle e Automação (Bacharelado)

100

Faculdade Ruy Barbosa

Salvador

Radiologia (Tecnológico)

200

Faculdade de Tecnologia e Ciências

Salvador

Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado)

100

Instituto Salvador de Ensino e Cultura

Salvador

Educação Física (Bacharelado)

240

Faculdade Maurício de Nassau

Salvador

Pedagogia (Licenciatura)

240

Faculdade Juvêncio Terra

Vitória da Conquista

Radiologia (Tecnológico)

240

Faculdade Juvêncio Terra

Vitória da Conquista

Psicologia (Bacharelado)

160

Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe

Riachão do Jacuípe

*Correio da Bahia

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.