Pronatec oferece 16,4 mil vagas de qualificação; veja cursos na Bahia; Vagas para Camaçari

Todos os cursos são oferecidos gratuitamente

Quem quer correr atrás de uma formação técnica já pode se inscrever nos cursos oferecidos neste segundo semestre pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Na Bahia, o programa irá ofertar 16,4 mil vagas em cursos de qualificação profissional.

Ao todo, são oferecidos 669 cursos em 159 cidades do estado nos Institutos Federais de Educação (Ifba) e nas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Todos os cursos são oferecidos gratuitamente. Quem participa ainda recebe auxílio para alimentação, transporte e material escolar. Para se inscrever no Pronatec, é preciso ter, no mínimo, 16 anos e estar cadastrado ou em processo de inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. As matrículas devem ser feitas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de cada município.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A TABELA COMPLETA DE VAGAS NOS CURSOS

Segundo o diretor de Inclusão Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Luiz Müller, a oferta de cursos leva em conta a demanda das empresas e a vocação econômica da região, o que garante uma chance maior de empregabilidade. “São cursos que aumentam o potencial de empregabilidade do profissional, 54% dos beneficiários do Bolsa Família conseguiram sua primeira carteira assinada por meio do Programa”, ressalta.

Mais procurados
As aulas têm duração média de dois anos. Além de buscar um curso com menor tempo de conclusão, os estudantes também optam por aqueles que atendem a demanda do mercado. Foi justamente esse ponto que o técnico em Petróleo e Gás Felipe Costa levou em consideração quando ingressou na qualificação.

“Quando cursei, a expectativa em torno do pré-sal estava muito grande com relação a investimentos e oferta de trabalho. Também queria um curso que me inserisse o mais rápido possível no mercado”, justifica.

ALGUMAS UNIDADES DO CRAS

Bonocô Avenida: Mário Leal Ferreira, s/n
Cajazeiras VIII: Estrada da Paciência, nº 51
Lobato: Avenida Afrânio Peixoto, nº 384
Valéria: Rua da Matriz, s/n
Bairro da Paz: Praça da Paz Celestial, s/n
Plataforma: Rua São Bartolomeu, nº 132
Fazenda Coutos III: Rua Marques de Leão, Eixo 36, quadra 23
Barroquinha: Largo da Barroquinha, s/n, 1º andar
Paripe: Rua Potuguá, nº 4A, final de linha da Cocisa
Pero Vaz: Rua Pero Vaz, nº 104

Para a coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Estratégico do Senai, Jeane Vilas Boas, os cursos do Pronatec que têm sido mais procurados são os técnicos em calçados, desenho de construção civil, eletroeletrônica, eletromecânica, logística, manutenção automotiva, mecânica e petróleo e gás.

“As qualificações que têm maior empregabilidade são justamente as mais procuradas pelos candidatos que querem ingressar rapidamente no mercado de trabalho”, constata. O Senai oferece 3 mil vagas pelo Pronatec em toda a Bahia, em mais de 30 áreas de conhecimento.

O estudante de manutenção mecânica e industrial Felipe Carvalho irá se formar no curso técnico em novembro. “Neste momento de crise, a qualificação se torna ainda mais importante. Por isso, estou pensando em fazer um curso de inglês para agregar. Tem que correr atrás, porque senão a gente fica parado”, completa. Para mais informações sobre o Pronatec, ligue 0800-707-2003.

*Correio da Bahia

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.