Senai abre 96 mil vagas pelo Pronatec em todo o país até o final de 2015

Além do curso ser gratuito, os beneficiários da Bolsa Formação, modalidade do Pronatec, terão material didático e auxílio-transporte e alimentação gratuitos

Até o final deste ano, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) vai oferecer mais de 96,9 mil vagas em cursos técnicos e de formação inicial através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

As vagas estão distribuídas em todos os estados do país e as aulas têm início a partir de setembro. Os cursos de formação para profissão têm duração de 160 a 400 horas, enquanto os cursos técnicos têm duração média de 1,2 mil horas/aula (até dois anos).

Os cursos abrangem diversos setores da indústria. Os de formação para profissão são voltados para novos profissionais ou para aqueles que queiram uma nova requalificação. Já os cursos técnicos são para estudantes a partir do segundo ano do ensino médio ou para quem já o concluiu.

Para saber mais sobre a seleção e a relação de todos os cursos, os interessados devem procurar entidades que encaminhem os alunos ao Senai, como secretarias estaduais de educação e centros de assistência social. Também é possível se inscrever pela página do Pronatec.

Além do curso ser gratuito, os beneficiários da Bolsa Formação, modalidade do Pronatec, terão material didático e auxílio-transporte e alimentação gratuitos.

Mais de 700 vagas na Bahia
Auxiliar administrativo, assistente administrativo, operador polivalente de indústria têxtil, auxiliar de processamento de fumo, mecânico de manutenção, auxiliar de obras de edificações, costureiro industrial do vestuário, mecânico de manutenção de máquinas industriais e soldador.

Esses são os cursos gratuitos do Senai com inscrições abertas, a maioria voltado para jovens entre 14 e 21 anos ou entre 18 e 21 anos. Ao todo, são 709 vagas distribuídas em 20 turmas a serem abertas em unidades do Senai de Salvador e  de 17 municípios do interior. As qualificações têm duração entre 400 e 608 horas.

Os interessados devem correr para realizar o cadastro na seleção no portal até o dia 28 de setembro ou até atingir a quantidade máxima de dez candidatos por vaga. A seleção será realizada respeitando, nessa ordem, a data de inscrição e a idade do candidato (os mais velhos têm prioridade). As aulas, que serão ministradas de segunda a sexta-feira, começam no dia 16 de novembro, com exceção das turmas de auxiliar administrativo, que terão início no dia 19 do mesmo mês.

iBahia.com

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.