Veja a lista de 20 profissões que estão em baixa no mercado

Profissionais de marketing, setor imobiliário e de áreas de desenvolvimento organizacional também aparecem na lista

Com a crise financeira do Brasil e a crise econômica internacional, algumas áreas estão com baixa procura de profissionais. Em entrevista à Exame, especialistas se ressentem com o desaquecimento do mercado e demissões.

Além de engenheiros, profissionais de marketing, setor imobiliário e de áreas de desenvolvimento organizacional também aparecem na lista, elaborada com base em dados de  consultorias de recrutamento. Confira a seguir, o levantamento feito pela Exame.com:

1) Engenheiro de vendas

O que faz? Desenvolve e apresenta soluções de produtos ou serviços, prospecta novos negócios e elabora novas propostas técnicas e comerciais.

Por que está em baixa? As empresas não têm visto o investimento neste profissional como estratégico, segundo Anna Melo, gerente da Randstad Professionals em entrevista à Exame.  A indústria é o setor que mais sofre com a retração da economia, em especial alguns segmentos de mercado como automotivo, construção civil e bens de capital, segundo levantamento da consultoria Michael Page.

2)Analista de treinamento

O que faz? Desenvolve técnicas e treinamentos com trabalhos de planos de desenvolvimento individuais, baseado na gestão de competências.

Por que está em baixa? De acordo com  Anna Melo, o treinamento e desenvolvimento são uma excelente ferramenta de retenção e motivação de profissionais que buscam crescimento. Entretanto, a atividade gera um custo que, no atual momento econômico, está sendo evitado pelas empresas.

3) Especialista em Desenvolvimento Organizacional

O que faz? Responsável pela área de desenvolvimento organizacional é o profissional que busca ferramentas e métodos para que as pessoas se desenvolvam de acordo com a estratégia da empresa.

Por que está em baixa? O espaço para especialistas, sobretudo aqueles focados em desenvolvimento organizacional, no departamento de recursos humanos é escasso atualmente o que exige a ampliação do escopo de atuação dos profissionais, de acordo com  Natasha Petel,  diretora da empresa Hays.

4)Gerente de projetos

O que faz? É responsável pelo planejamento e controle da execução em diversos setores e áreas de negócios.

Por que está em baixa? O cenário econômico desfavorável leva ao congelamento de novos projetos. Dessa forma, os que hoje ocupam esse posto, ao finalizarem um projeto, são realocados em outro, não gerando abertura para entrada de novos profissionais, explica Melo.

5) Gerentes de infraestrutura, gestores de ativos e gerente de engenharias

O que fazem? Têm foco na oportunidade e condução de novos projetos na área de engenharia.

Por que está em baixa? Posições ligadas a investimentos e novos projetos têm registrado menor demanda e só vão aquecer novamente quando o mercado nacional estabilizar e os investimentos retornarem, segundo a avaliação da equipe da consultoria Michael Page.

6) Gerente de marketing

O que faz? Desenvolve estratégias de marketing, prospecta orçamento para ações de divulgação e extensão da marca, define o posicionamento da marca nos canais de comunicação e analisa as tendências de mercado para elaborar campanhas com foco na rentabilidade do negócio.

Por que está em baixa?  Melo aponta que ações de marketing costumam trazer um resultado muito importante no médio e no longo prazo. Num cenário em que prevalece a busca por resultados imediatos, a área tem recebido menos investimentos no momento. Carlos Nosé, CEO da Asap, também nota, de maneira geral, baixo investimento na área de marketing, o que resulta em menor rotatividade de profissionais. “ Os orçamentos estão menores ou congelados”, explica.

7) Profissional de trade marketing
 O que faz? Responsável pela interação da empresa com canais de venda de produtos.

Por que está em baixa? Com o mercado não favorável em 2015, muitas empresas estão modificando o setor com estratégias como a unificação com o marketing.

8)Gerente de expansão no varejo

O que faz? Identifica oportunidades de expansão dos negócios da empresa.

Por que está em baixa? Por conta do cenário econômico, algumas empresas entendem que não é momento de investir em expansão e, sim, focar na consolidação e rentabilidade da operação.

9) Engenheiro naval e engenheiro de petróleo
O que fazem? O engenheiro naval projeta, coordena e supervisiona a produção de embarcações, além de construir plataformas marítimas e tubulações para o transporte de petróleo. Já o engenheiro de petróleo desenvolve e executa projetos de exploração e produção do recurso.

Por que estão em baixa? Carreiras ligadas ao petróleo já não são tão promissoras quanto há alguns anos.A queda do preço do barril de petróleo e as investigações da Operação Lava Jato são os principais fatores por trás da paralisação de muitos projetos e, até demissão de profissionais.

10) Engenheiro civil

O que faz? O profissional dedicado à construção civil projeta, calcula e constrói edificações residenciais e comerciais.

Por que está em baixa? O setor da construção civil e o mercado imobiliário estão afetados pela situação econômica, no entanto, existe uma oferta maior de mão de obra.

11) Analista / coordenador de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente (QSSMA)

O que faz? Acompanha os projetos (e seus indicadores) de qualidade, saúde, segurança do trabalho e meio ambiente da empresa.

Por que está em baixa?  Para Melo, todas as grandes e médias empresas, atualmente,  são reguladas em cada uma das áreas citadas e necessitam de equipe para monitorar a produção, segundo explica Marcelo Peixoto, da empresa Hub.

12) Profissional da área de relacionamento com investidores

O que faz? Atua como um canal direto entre a empresa e os acionistas, investidores, analistas e toda a comunidade financeira. Seu objetivo é transmitir informações claras e transparentes sobre o desempenho da empresa.

Por que está em baixa? A atual crise e a baixa no movimento de abertura de capitais enfraquecem demanda, com apenas movimentos de reposição de profissionais, longe do que ocorreu em 2010.

13) Engenheiro de produção
O que faz? Gerencia recursos com o objetivo de melhorar a eficiência produtiva e reduzir custos e desperdícios.

Por que está em baixa? As demandas para esse profissional, desde 2014, existem apenas no sentido de reposição de vagas, ao contrário dos anos anteriores, em que houve uma alta busca por este profissional.

14) Profissional da área de relacionamento com investidores

O que faz? Atua como um canal direto entre a empresa e os acionistas, investidores, analistas e toda a comunidade financeira. Seu objetivo é transmitir informações claras e transparentes sobre o desempenho da empresa.
Por que está em baixa? A crise e a baixa no movimento de abertura de capitais enfraquecem demanda, com apenas movimentos de reposição de profissionais, longe do que ocorreu em 2010.

15) Secretário(a)

O que faz? Atua como assessor de diretorias, presidências ou setores inteiros de empresas. É responsável por atividades que vão desde a organização das agendas e viagens até o apoio a questões pessoais dos executivos.

Por que está em baixa?  Em entrevista à Exame, Paulo Dias, diretor de recrutamento da consultoria STATO, diz que a crise econômica tem levado as empresas a cortarem esse tipo de função de apoio.

16) Corretor de imóveis

O que faz? É responsável pela intermediação entre quem quer comprar ou alugar um imóvel e o atual proprietário.

Por que está em baixa? Num momento em que o crédito imobiliário está menos acessível e os preços de imóveis estão inflacionados, esse profissional tem tido dificuldade de fechar novos negócios.

17) Turismólogo ou agente de turismo

O que faz? Atua como um consultor para turistas. Pode vender pacotes e até mesmo servir como guia turístico em destinos conhecidos por ele.

Por que está em baixa? A alta do dólar e a crise financeira enfrentada por muitas famílias têm reduzido a demanda por pacotes nacionais e internacionais de viagem.

18) Profissional do setor automotivo

O que faz? Atua na produção de carros, ônibus e outros veículos automotivos.

Por que está em baixa? A maior restrição ao crédito e a queda nas vendas de carros têm levado muitas montadoras a demitir e dar férias coletivas para funcionários.

19)Profissional do setor de mineração
O que faz? Atua nas diversas fases do processo de mineração, da extração de matérias-primas à logística para vender os minérios.

Por que está em baixa? A alta do dólar, a queda no preço das commodities, como ferro e aço, e o impacto da concorrência da China e a crise da mineração são os principais fatores.

20) Profissional da área de incorporação imobiliária

O que faz? É responsável pela aquisição de novos terrenos para incorporação imobiliária, podendo também atuar na fase de lançamento de um empreendimento.

Por que está em baixa? Com as construtoras freando o ritmo de investimento e novos lançamentos, a função desse profissional passa a ser pouco demandada, segundo Paulo Dias, diretor de recrutamento da consultoria STATO em entrevista à Exame.

 

*iBahia

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.