Como adaptar seu currículo para cada vaga de emprego

Você já deve ter ouvido que uma das melhores maneiras de conquistar a atenção de um recrutador é adaptando seu currículo para cada vaga que você se candidatar.

Customizar seu currículo para cada situação de fato dá trabalho, mas praticar isso aumentará sua vantagem competitiva ao mostrar que você é o candidato ideal para a empresa.

A boa notícia é que fazer essas alterações não significa recriar a roda a cada candidatura. Existem informações chaves que precisam ser alteradas para cada emprego. Aqui estão os itens de merecem sua atenção.

Antes, o que manter?
Você não precisará recriar o documento por inteiro. Existem algumas informações que são fixas e pertinentes para toda sua busca de emprego, dispensando alterações na maioria das vezes.

Informações pessoais como nome, endereço e contatos podem ser mantidas e replicadas em todas candidaturas, assim como seu nível educacional e as empresas por onde você passou caso você esteja buscando por oportunidades no mesmo setor ou função de seus antigos emprego. Se você está recriando por inteiro seu CV ou pensando em uma remodelação, foque em um layout que seja prático na hora de alterar informações!

O que alterar?
Tenha em mente que nada disso é regra e que não significa que você precisará reescrever todo o item. Muitas vezes o que você precisa fazer é posicionar ou adicionar algumas informações específicas.

1. Objetivo profissional
Se seu currículo começa comunicando seu objetivo profissional, você deve prestar atenção nesse quesito!

Essa é a primeira chance de você dizer ao seu recrutador exatamente o que você busca e despertar interesse. Não faz o menor sentido escrever que seu objetivo profissional é exercer o cargo de contador quando se trata de uma vaga de atendimento.

Mostre aqui que seus objetivos profissionais se encaixam na vaga ofertada e que você, ao menos, sabe sobre as atividades.

2. Realizações em empresas anteriores
Outro grande erro pode ser a descrição de grandes feitos em experiências anteriores. Pense novamente se faz sentido conceder essas informações para o recrutador e se não existe algo mais estratégico para contar.

Grandes conquistas e resultados obtidos podem te colocar na frente na seleção. Faça o recrutador desejar que você alcance o mesmo na empresa dele!

3. Habilidades
Essa vaga exige conhecimento e habilidades específicas? Se sim, chegou a hora de mostrar o quão bom com isso você é!

Dê prioridade na exibição de habilidades que irão te fazer ter uma vantagem competitiva sobre os outros participantes do processo seletivo e que são fundamentais para desempenhar a função almejada.

Tome cuidado também para não comunicar coisas que não façam sentido para a posição, use o espaço para ser assertivo e mostrar como você é qualificado para a oportunidade. Pode ser que não faça sentido dizer que sua habilidade em programas de design é incrível se a vaga é para trabalhar diretamente com economia.

Fique atento também nas posições. Coloque primeiro as habilidades fundamentais e que realmente agregam um diferencial ao profissional que você é!

4. Experiências adicionais
Voluntariado, trabalhos experimentais, intercâmbios e diversas outras experiências podem valer muito dependendo da companhia. Tenha uma visão ampla sobre os valores e a cultura da empresa para entender o que vale mais a pena evidenciar nesse campo.

Se a vaga exige um nível avançado em uma língua estrangeira, destaque uma viagem internacional para um país falante daquela idioma.

É uma empresa do terceiro setor? Valorize o trabalhos voluntários que você já realizou, mesmo que não tenha sido algo estruturado.

5. Layout e estilo visual
O currículo precisa comunicar que profissional você é e fazer sentido para a oportunidade que você está se candidatando!

A vaga é para trabalhar com design ou publicidade? Então, não tenha medo e deixe seu documento em um formato fora do tradicional e criativo!

Fique atento ao tipo de organização que você está se candidatando. Algumas tendem a ser mais sérias e adotar uma postura tradicional, mas outras possuem um ambiente e conceito mais descolado.