Como ser contratado pela empresa dos seus sonhos

Sua contratação pela empresa dos sonhos está mais próxima do que você imagina. É comum pensar que trabalhar no lugar desejado é um objetivo impossível, mas com determinação e mão na massa você pode conseguir a oportunidade perfeita. Veja as nossas dicas:

1. Pesquise sobre a empresa
É importante conhecer bem os produtos e serviços oferecidos pela empresa desejada, assim como o mercado em que está inserida e a trajetória que percorreu. Também é preciso saber a fundo sobre a sua cultura e o os valores que ela partilha com seus funcionários.

Para ficar por dentro disso, você pode começar a seguir a empresa em seus canais oficiais em diversas redes sociais. Algumas delas possuem perfis específicos para carreira, destinados a mostrar como funciona a empresa por dentro e atrair os melhores talentos.

A plataforma Love Mondays é outro canal importante. Ali, além de as próprias empresas poderem colocar informações e vagas, você também pode ler o que os funcionários dizem sobre o ambiente de trabalho, salário, benefícios e processos seletivos.

2. Crie relacionamento
Após descobrir tudo sobre a empresa e iniciar um acompanhamento de novas oportunidades por lá, é hora de trabalhar o seu networking!

Para isso, utilize as redes sociais a seu favor. Crie conexões com profissionais daquela empresa e utilize publicações e outras oportunidades para iniciar diálogo, sempre em tom profissional.

Fora das redes sociais, eventos corporativos também podem ser oportunidades para criar um bom relacionamento com pessoas que poderão te ajudar no futuro. Fique atento para eventos que a empresa irá organizar, patrocinar ou participar.

Tendo um bom networking, você pode ficar sabendo de vagas abertas, ser lembrado durante um processo seletivo ou até mesmo receber uma indicação.

3. Mostre que você combina com a empresa
Depois de ficar conhecendo a fundo a cultura da empresa e saber o que os funcionários dizem sobre ela, é importante se perguntar: eu realmente me daria bem trabalhando lá? Minha personalidade combina com aquele estilo de trabalho e aquela cultura? Se a resposta for sim, é hora de partir para a próxima estratégia.

Os profissionais de recursos humanos estão cada vez mais atentos ao grau de compatibilidade entre candidatos e contratante, pensando em como reter os melhores talentos. Por isso, é importante enfatizar como você combina com a empresa desejada.

Assim, quando for se inscrever para oportunidades abertas ou participar de entrevistas, destaque suas características e experiências mais compatíveis com aquela cultura.

Por exemplo, se estão entre os valores do lugar a atitude de dono, tente destacar isso em seu currículo caso seja algo em que você também acredita. Demonstrar esse tipo de alinhamento, mesmo que com pequenos detalhes, farão com que o recrutador te note e perceba que você é o profissional ideal para trabalhar lá.

Como adaptar seu currículo para cada vaga de emprego