Ford promove curso de capacitação para costureiras de Camaçari

Como parte das ações do programa Mochilas Ecossustentáveis, desenvolvido em parceria com a organização Projeto Axé, a Ford promoverá um curso de Criação e Desenvolvimento de Produtos Ecossustentáveis para 20 mulheres de Camaçari. O treinamento, que será ministrado duas vezes por semana na sede do Projeto Axé, no Pelourinho, em Salvador, teve início nesta terça-feira (11) e se estenderá até o final de agosto, totalizando 120 horas de aula.

O curso é organizado em três fases. A primeira delas é a pesquisa e conceituação de uma linha de produtos a serem feitos a partir de um processo de “upcycling” de uniformes dos empregados da Ford. A técnica consiste em dar um novo e melhor propósito para um material que seria descartado, com criatividade, sem degradar a qualidade e composição do material.

A segunda fase é a experimentação, momento em que elas aprenderão técnicas de intervenção no tecido, como estamparia, coloração e customização. A etapa final é a produção, quando ocorre a aprendizagem de corte, modelagem e costura das peças de acordo o trabalho desenvolvido anteriormente. Em geral, são produzidas peças para cozinha, bolsas, entre outros objetos. Para garantir o aprendizado, as alunas terão como benefícios agregados uma bolsa de estudos, transporte e alimentação.

“Esta ação, que é um projeto de educação continuada, tem dado oportunidade para que mulheres maduras e muitas vezes fora do mercado de trabalho encontrem uma nova forma de gerar renda para si mesmas e suas famílias. Além disso, a relação com o processo artístico de criação as estimula a buscar uma vida melhor”, afirma Marcos Candido, coordenador de Educação do Projeto Axé.

“O maior objetivo da Ford com este projeto é estimular cadeias produtivas sustentáveis e gerar renda com trabalho e conhecimento. Além do aspecto social, a iniciativa é voltada também para a conservação ambiental, incentivando a reciclagem, uma vez que os produtos são feitos a partir do reaproveitamento de materiais”, diz Magnólia Borges, supervisora de Assuntos Governamentais, Comunicação e Responsabilidade Social.

Programa Mochilas Ecossustentáveis

O programa Mochilas Ecossustentáveis constrói um ciclo de sustentabilidade. Colaboradores da Ford devolvem os uniformes, que são higienizados e entregues ao Projeto Axé. Lá, um grupo de mulheres de baixa renda de Camaçari e Salvador participa do processo de transformação das fardas em mochilas. Elas recebem bolsa-auxílio e capacitação em corte e costura. Os adolescentes que fazem parte do projeto encarregam-se de criar as estampas das mochilas. Desde 2014, 10.000 unidades são entregues anualmente a crianças de escolas municipais de Camaçari.

O programa também prevê a realização de workshops de customização para estudantes da rede pública da região. A iniciativa da Ford Brasil é apoiada pelo Ford Fund, braço filantrópico da empresa.