Gamesa inaugura nova área no Polo Petroquímico de Camaçari

Gamesa inaugura nova área no Polo Petroquímico de Camaçari 1

No dia 15 de agosto, a Siemens Gamesa, fabricante de turbinas eólicas com manufatura sediada no Polo Petroquímico de Camaçari, irá inaugurar a nova área de sua planta. Assim, além de fabricar hubs e naceles, bem como fazer a montagem final das turbinas, a empresa também fabricará seus conversores.

Atualmente, a empresa tem em sua planta 200 funcionários, que recebem capacitação e reciclagens periódicas na Universidade SGRE. Com a fabricação própria de conversores será atendida demanda de turbinas de clientes já contratados e futuros. O papel do conversor de potência é agir em conjunto com o gerador para transformar a energia mecânica recebida pelas pás em energia elétrica.

Hoje a Siemens Gamesa é a segunda maior empresa de turbinas eólicas no país, com 3,1 GW de capacidade instalada. Hoje são dois modelos fabricados em Camaçari: SG 2.6-114 que é referência no mercado graças aos seus fatores de capacidade e elevada rentabilidade; e SG 3.4-132 considerado o produto mais rentável em seu segmento.

Em maio de 2019, na Brazil Windpower, a empresa anunciou sua nova geração de aerogeradores, a Plataforma 5.X, que está sendo prototipado na sede da companhia na Espanha e também será fabricado no Brasil.