PM e bombeiros lançam edital com 90 vagas para oficiais

O edital do concurso público para admissão no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Bahia foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (17). São oferecidas 60 vagas para a Polícia Militar, distribuídas em 54 para o sexo masculino e seis para o feminino, e 30 vagas para Bombeiro Militar, sendo 24 para homens e seis para mulheres.

Os candidatos devem ter no mínimo 18 e no máximo 30 anos completos, além de possui estatura mínima de 1,6m (para homens) e 1,55m (para mulheres). Também é preciso ter concluído o curso de Ensino Médio completo (antigo 2º grau) ou equivalente e possuir Carteira Nacional de Habilitação válida, na categoria B.
As inscrições devem ser feitas entre os dias 22 de maio e 11 de junho, por meio do site das Consultec e da Uneb. A taxa custa R$ 138. Todos os candidatos serão submetidos a prova objetiva e discursiva (redação), aplicadas em Salvador, no dia 20 de agosto.
A prova objetiva será composta por questões de língua portuguesa, língua inglesa, ciências humanas, matemática/raciocínio lógico e noções de direito. Os aprovados seguirão para 2ª etapa, que consiste na avaliação físico-mental e de idoneidade moral. Aqueles habilitados em todas as etapas farão curso de formação com duração de três anos.
A matrícula no curso está prevista para 26 de fevereiro de 2018. O prazo de validade do concurso será de um mês, contado da data de homologação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.