Profissionalização no Ciat eleva preparo dos candidatos

Investir no próprio currículo tem sido o grande segredo para muitos profissionais ingressarem no mercado de trabalho. A alta concorrência empregatícia gera a responsabilidade de se capacitar cada vez mais para obter um perfil diferenciado frente aos demais candidatos e, pensando nisso, o Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (Ciat) tem oferecido uma série de treinamentos e capacitações ao longo do ano para os trabalhadores cadastrados no órgão, e também aos interessados que precisem ampliar e reciclar o leque de conhecimentos exigidos na atualidade.

Elaborar um bom currículo, apresentar-se adequadamente em uma entrevista de emprego, bem como no dia-a-dia do campo laboral, aprender técnicas de primeiros-socorros ou controlar os gastos, são alguns dos cursos introdutórios disponibilizados no Ciat. “Fiz o curso de primeiros-socorros e hoje posso trabalhar tanto como socorrista, quanto com atendimento e prevenção na área de saúde, graças à iniciativa do Ciat”, afirmou Regiane Pereira, que participou do curso nos dias 21 e 22 de julho.

Cursos específicos para trabalhadores da indústria também são destaque na grade de profissionalização do Ciat, a exemplo das Normas Regulamentadoras – NR10 (que dispõe sobre a segurança dos serviços que envolvem eletricidade); NR12 (trata da segurança no trabalho em máquinas e equipamentos); NR33 (segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados); e NR35 (versa os requisitos mínimos para trabalhos de segurança em altura) – estes ofertados amplamente pelo Centro, devido à intensa procura na cidade. “Quero parabenizar todo o corpo operacional do Ciat pela atenção com o trabalhador, e por ofertar gratuitamente cursos que ‘lá fora’ não sairiam por menos R$120”, agradeceu Carolina Dantas, que fez o curso NR12.

Neste primeiro semestre, mais de mil pessoas participaram dos cursos, e desse quantitativo, 84% obtiveram excelente aproveitamento. “Graças aos convênios da prefeitura com instituições sérias e tradicionais na aprendizagem profissional, os trabalhadores se capacitam gratuitamente no Ciat e também são avaliados, conforme as diretrizes metodológicas dos cursos”, cita a coordenadora do Ciat, Renoildes Santos.

O curso de Marketing Pessoal foi o grande destaque dessa semana, atraindo centenas de interessados. “Propiciar uma comunicação assertiva, com postura e ética, organizando as melhores formas de se engajar, são alguns dos pilares para obter um bom emprego”, ressaltou a instrutora de educação profissional, Amanda Dantas. A capacitação é feita através do convênio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC com a prefeitura, e devido a grande procura, o Ciat formará turmas mensalmente. “O objetivo é formar mais cinco turmas até o final do ano”, disse o supervisor pedagógico do SENAC, Bruno Oliveira.

Além do SENAC, a prefeitura também dispõe de parceria com as seguintes instituições de ensino: SENAI, SEBRAE, PROTEC, Paulo Braw, CEBRAC, além da participação massiva de professores voluntários para lecionar aos candidatos do Ciat. “O governo tem buscado atrair mais investidores para o município e, em paralelo, unimos forças com centros profissionalizantes para elevarmos cada vez mais os conhecimentos de quem está à procura de emprego. Nesse sentido, quem vai ao Ciat, pode aproveitar para se capacitar gratuitamente, com instrutores altamente qualificados”, confirmou o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Waldy Freitas.

Confira os próximos cursos ofertados no CIAT:

DATA CURSO CARGA HORÁRIA HORÁRIO
15/08/2018 Entrevista de emprego. Como devo me portar? 2 horas 14h
24/08/2018 Matemática básica 2 horas 14h
29/08/2018 Marca pessoal. Como planejar sua carreira? 4 horas 14h
14/09/2018 Redação 4 horas 14h
21/09/2018 Comunicação Eficaz 4 horas 14h