Seduc disponibiliza polos de inscrições para o Enem a partir do dia 6

A partir das 10h do dia 6, até 17 de maio, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Educação (Seduc), vai disponibilizar nove polos de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrerá neste período e deverá ser feito de forma online através do link https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial. A iniciativa visa motivar maior adesão ao processo de avaliação e facilitar a vida dos estudantes que não possuem acesso à internet.

Os polos funcionarão em escolas da rede municipal. São elas: Colégio São Tomaz de Cantuária, no centro; Escola Municipal Maria José de Mattos, na Gleba B; Alberto Ferreira Brandão, Gleba H; Anísio Teixeira, na Gleba E; Centro Educacional Hidelbrando Lima Filho, no Parque das Mangabas; Escola Municipal Giltônia Pereira de Souza, em Arembepe; além dos centros educacionais Marques de Abrantes, em Vila de Abrantes; Darcy Ribeiro, em Jacuípe; e de Barra do Pojuca, na localidade de igual nome. O atendimento será das 8h às 17h.

Cada polo será responsável por atender as comunidades onde estão inseridas, bem como as do entorno. Os jovens devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis e munidos de documentos pessoais como RG, CPF, e-mail, telefone para contato e endereço residencial. Aproximadamente 35 profissionais estão envolvidos na ação, entre diretores pedagógicos, gerentes, coordenadores regionais, gestores e monitores de informática.

A secretária responsável pela pasta, Neurilene Martins, ressalta que a taxa de escolarização no ensino superior em Camaçari é muito baixa. “Cientes desse dado, estamos nos dedicando a contribuir com a ampliação do número de inscrições no Enem aqui no município, visto que muitas pessoas procuram as inscrições já no final do ano, perto da época de provas , quando já não há possibilidade de se habilitar para fazer o exame”, explicou ela.

A gestora da Seduc ressalta que além de realizar investimentos para atrair universidades através de convênios e cooperações, também assume, nesse momento, a importante tarefa de mobilizar a população para a inscrição no Enem e mais adiante de ofertar aulões para apoiar os estudantes, dando ênfase na redação. “Nosso objetivo é reforçar a divulgação para que todos tenham conhecimento sobre o prazo, e assim consigamos aumentar o número de inscritos que efetivamente realizem as avaliações”, finalizou Neurilene.

O Enem

O Enem tem como principal finalidade a avaliação individual do desempenho do participante ao final do ensino médio. Os resultados possibilitam a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho. O exame permite ainda a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio e pode ser usado como mecanismo único, alternativo ou complementar para o acesso à educação superior, especialmente a ofertada pelas instituições federais de educação superior.

A partir do Enem, o participante pode ter acesso a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior. Apesar de ser voltado para os alunos que concluíram o nível médio ou irá concluir em 2019, a prova também pode ser feita pelos “treineiros”, aqueles que concluirão o ensino médio depois de 2019 ou que ainda não tenham concluído esta etapa do ensino, nem estejam cursando.

No caso dos treineiros, os resultados individuais servirão somente para autoavaliação, sem possibilidade de concorrer a vagas na educação superior e bolsas de estudo, e esses participantes deverão declarar ter ciência disso já no ato da inscrição.