Técnico em Automação Industrial tem boas chances no mercado de trabalho em 2017

Entre para nosso grupo no telegram: t.me/seligacamacari

Esse segundo semestre de 2017 ainda deve ser bem delicado quando o assunto é emprego. Mas, mesmo diante dos números negativos, algumas áreas prometem se destacar no mercado e criar oportunidades. Profissionais no setor de Recursos Humanos listaram oito setores que vão demandar profissionais de diferentes níveis de escolaridade. Tecnologia da Informação (TI), saúde, comercial, agronegócio, construção civil, controle e finanças, telemarketing e Indústria (Automação Industrial) são os segmentos que vão precisar de mão de obra. Como em 2016, muitas empresas reduziram o quadro de funcionários e a expectativa é que com a melhora gradual da economia, profissionais que atuam no setor industrial voltem a ser demandados.

Entre os profissionais procurados estão os Técnicos em Automação Industrial. O pequeno aquecimento da economia brasileira fez com que as indústrias voltassem a investir mais e, com isso, as oportunidades de trabalho têm crescido. O campo da robótica e da produção industrial automatizada é hoje elemento essencial para o aumento da competitividade, e os técnicos em automação estão inseridos nessa competição no mercado.

O curso de Automação Industrial é superior tecnológico e o objetivo desse profissional é o de otimizar os processos da indústria e reduzir seus custos. O salário inicial para o tecnólogo, em média, é de R$ 2.550,00. Para quem se identifica com área e busca uma oportunidade, atitudes positivas e que transmitam segurança vão ajudar a se destacar em meio a tantos profissionais. “Um bom profissional da área de Automação Industrial deve gostar muito de tecnologia.

O desenvolvimento de sistemas automatizados requer muito estudo, concentração e capacidade de resolver problemas. Outra característica importante para este profissional é a capacidade de trabalhar em equipe, já que os projetos de modernização dos processos industriais costumam envolver um time com profissionais de diferentes áreas”, explica Anderson Braga, sócio mantenedor do CETTPS, instituição de referência no ensino técnico, localizado em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.